As vedações de contato são normalmente de feltro e retentores. São adequadas para velocidades periféricas de até 4m/s para feltros e até 8m/s para retentores. A temperatura máxima de trabalho é de até 100º C.
A eficácia dessas vedações depende da elasticidade e resistência ao desgaste do material que está exercendo pressão na superfície de contato. E pode ser aumentada se usada em parceria com um conjunto de labirinto.
Em situações de velocidades superiores há possibilidade de utilizar outros tipos de vedações, porém é necessário que a superfície do eixo seja endurecida e retificada e tenha um melhor acabamento para o eixo.
Opções de vedação de contato aplicadas aos mancais:
FF – São vedações de feltro para ambientes não muito poluídos. Geralmente utilizando lubrificação a graxa. É uma vedação simples de baixo custo.
Observação: Os anéis de feltro devem ser embebidos em óleo e aquecidos à aproximadamente 80ºC antes de serem montados.
Condições indicadas:
Resistem a uma temperatura de -40º até 100ºC;
Velocidade máxima periférica m/s – 4m/s;
Desalinhamento do eixo de até 0,5º.
GS – Eficiente e de rápida montagem, é uma vedação tipo gaxeta com lubrificação a graxa.
Condições indicadas:
Resistem a uma temperatura de até 100ºC;
Velocidade máxima periférica – 8 m/s;
Desalinhamento do eixo admitido de até 1º.
GS GS – Vedação de rápida montagem é a combinação de duas gaxetas de borracha nitrílica com lubrificação a graxa.
Condições indicadas:
Temperatura máxima de trabalho -40º a 100º;
Velocidade máxima periférica – 8 m/s;
Desalinhamento do eixo admitido de até 1º.
R – Eficiente e de rápida montagem, o retentor pode ser montado no mancal de ambos os lados, impedindo assim a entrada de contaminantes e saída de lubrificantes. A lubrificação pode ser feita a graxa ou óleo.
A velocidade máxima periférica é de 8m/s. No caso de velocidades superiores é necessário que a superfície do eixo seja endurecida e retificada.
Condições indicadas:
Resistem a uma temperatura de -40º até 100º;
Velocidade máxima periférica – 20 m/s; (com superfície adequada).
Desalinhamento do eixo admitido de até 1º.
RR – Eficiente e de rápida montagem. O retentor pode ser montado no mancal de ambos os lados, impedindo assim a entrada ou saída de contaminantes e lubrificantes. A lubrificação pode ser feita a graxa ou óleo.
A velocidade máxima periférica é de 8m/s. No caso de velocidades superiores é necessário que a superfície do eixo seja endurecida e retificada.
Condições indicadas:
Temperatura máxima de trabalho -40º a 100º;
Velocidade máxima periférica – 20 m/s; (com superfície adequada).
Desalinhamento do eixo admitido de até 1º.
TC – São vedações compostas de tiras de feltros alojadas em um anel de alumínio bipartido. Em sua outra extremidade aloja-se um anel O´ring que ajuda no travamento da vedação na ranhura do mancal.
Condições indicadas:
Resistem a uma temperatura de -40 até 100ºC;
Velocidade máxima periférica – 4 m/s;
Desalinhamento do eixo de até 0,5º.
TG – Eficiente em vários ambientes, de fácil montagem. Consiste em vedação de lábio duplo de borracha nitrílica, indicado para lubrificação a graxa e fluidos em geral.
Fornecida em duas metades de um anel. Há necessidade de lubrificar o espaço entre lábios com graxa.
Condições indicadas:
Resistem a uma temperatura de -40º até 100ºC;
ZF – Eficiente e de rápida montagem, não gera calor no eixo.
Condições indicadas:
Resistem a uma temperatura de -40º até 100ºC;
Velocidade máxima periférica – 8 m/s;
Desalinhamento do eixo admitido de até 1º.